Honra ao Mérito

No dia 26 de setembro a Escola receberá o Diploma de Honra ao Mérito. Essa homenagem, sem evidenciar os motivos de seu acontecimento, vem presentar os profissionais que trabalham e trabalham aqui.
Para muitos, prêmios deveriam vir representados monetariamente.Mas de preferências à parte, o reconhecimento de um trabalho, da construção de uma identidade pautada na excelência, da vontade de ser melhor a cada dia, não tem preço. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar e no papel do professor, com as mudanças provocadas na educação devido ao processo de democratização da sociedade, a Modesta Cravo vem mantendo um alto padrão de qualidade.Percebemos que as atuais práticas educacionais não estão funcionando de verdade. Aeducação formal, nos dias de hoje, ainda prepara os alunos, principalmente, para o mundo do passado.Ninguém sabe ao certo como elaborar uma educação que gere indivíduos disciplinados, sintetizadores, criativos, respeitosos e éticos.Como diz Houvard Gardner, reconhecemos a importância da ciência como protótipo de todo conhecimento, em vez de uma maneira poderosa de saber que necessita ser complementada por posturas artísticas e humanísticas e, talvez, espirituais.Aeducação que tradicionalmente absorvia a norma, tornou-se a elaboração da norma.Não se forma mais aluno normatizado, e sim cidadão capaz de criar uma nova sociedade, capaz de compreender e ter o próprio julgamento.
Antes a criança costumava receber informações na escola e na família, no entanto não eram muito numerosas. Hoje, a criança é submetida a uma bombardeio de informações. O professor tem uma papael fundamental em auxiliar os alunos a fazer uma escolha, separando o que é importante do que é descartável. Trata-se de transmitir-lhe a necessidade de criticar as informações que chegam. A criança não deve apenas receber tudo o que tem acesso, mas deve ser capaz de fazer uma avaliação das informações recebidas. O professor deve saber o que vai dizer e o que vai ensinar, deve mobilizar e incentivar o aluno a aprender, deve transmitir a vida, a cultura e o saberes vivos da humanidade. Ademocratização é o desafio fundamental da instituição escolar, não só a democratização do acesso, mas também do sucesso na escola. Buscamos o conhecimento para expandir nosso horizontes, para transcender a realidade imediata.Partir dela é fundamental, mas ser capaz de imaginar novas realidades, de criar mundos ainda inexistentes é a motivação maior do que se aprende e do que se ensina.
Como espécie, nós, seres humanos, somos potenciais positivos impressionantes.

Andréa Lúcia
Vice-diretora

Um comentário:

Unknown disse...

GOSTARIA DE DAR PARABÉNS A ESTA ESCOLA NA QUAL ESTUDOU MINHA FILHA,AMANDA S. MARCARINI E HOJE NELA ESUDA MEU OUTRO FILHO, THIAGO S. MARCARINI , NÃO SÓ PELA SUA POSTURA , MAS TAMBÉM PELA EXCELENTCIA EM PROFESSORES QUE FAZEM DE TUDO PARA ELEVAR A UM NIVEL EDUCACIONAL QUE ORGULHA A QUEM COM MUITO CARINHO A TODOS QUE DESTA HISTÓRIA PARTICIPAM...