QUEM FOI MARIA MODESTO CRAVO?


BIOGRAFIA  DE   
MARIA   MODESTO  CRAVO
FOTOS_SANATORIO8.jpg
Maria Modesto Cravo nasceu em Uberaba, Minas Gerais, no dia 16 de abril de 1899.
Sua mãe faleceu quando ela iria completar 14 anos e após 1 ano e meio o pai se casou novamente. Seu pai teve 20 filhos: 7 filhos do primeiro casamento e 13 filhos do segundo casamento.
Maria Modesto Cravo casou-se com 16 anos com um policial militar, Sr. Nestor Cravo. Na época ele era 2º sargento da Força Pública de MG e como almejava fazer o Curso de Oficiais, necessitava continuar seus estudos em Belo Horizonte, daí a mudança para outra cidade.
Foi mãe do primeiro filho aos 17 anos. Ao todo teve 7 filhos, mas infelizmente passou pela dor de perder 3 filhos antes mesmo de completarem 2 anos. Sobreviveram 1 mulher e 3 homens.
Quando tinha 2 anos de casada, 18 anos de idade e a primeira filha, com 1 aninho, começou a sofrer males que a ciência pouco explicava na época. O marido optou por voltar a Uberaba para tratar a esposa.
Chegando em Uberaba, o pai de Maria Modesto, sugeriu ao genro que a levassem até a cidade de Sacramento para receber orientações de Eurípedes Barsanulfo. Maria Modesto permaneceu por 20 dias em tratamento e a melhora foi evidente.
Maria Modesto realizava o Natal dos pobres, prestava assistência aos cegos, presidiários, famílias pobres e enfermas e visitava o leprosário. O Natal dos Pobres foi comemorado por 10 anos, até 1932.
Maria Modesto percebendo o crescente número de pessoas mentalmente desequilibradas, construiu um sanatório em Uberaba. O Sanatório foi inaugurado em 31 de dezembro de 1933, na época, com então, 34 anos de idade e há 16 anos no trabalho espírita. Também foi uma das fundadoras do Lar Espírita, em 01/05/1949, entidade de amparo à infância, recebia crianças de 1 ano que permaneciam até os 18 anos e mães solteiras.
Imagem relacionada
Prestava todo tipo de assistência inclusive formação profissional. Nesta época Maria Modesto estava com 50 anos. Desenvolvia o trabalho de evangelização destas crianças e jovens.

No início de 1964, ano em que completaria 65 anos, já com a saúde bastante debilitada devido a um câncer de pulmão (linfoma), ela precisou ir para Belo Horizonte, para ser cuidada por sua filha mais velha. Nos últimos meses que antecederam seu desencarne, a doença já havia atingido os pulmões.
Ela desencarnou em 08 de agosto de 1964, aos 65 anos, em casa da filha mais velha, cercada por seus filhos e amigos mais próximos. O marido, major Nestor Cravo, encontrava-se em Uberaba e quando os filhos chegaram à sua residência para comunicar o fato pessoalmente, ele relatou que já havia sido informado pela própria esposa, que foi ao seu encontro, em espírito.
Pessoa de grande prestígio e respeito junto à população, foi sepultada na cidade onde nasceu, Uberaba. O governador do estado de Minas ofereceu seu avião particular para o traslado.
O Marido faleceu 9 anos depois, em 02 de julho de 1973, aos 85 anos de idade.
Hoje Maria Modesto assina como servidora de Jesus Cristo e trabalhadora da Causa do Amor e do Bem. Ela é carinhosamente chamada pelos recém-chegados ao Plano Espiritual de “Mãe Maria”.                
Fonte: COELHO, Iracy. Recordações de Modesta: a vida e a obra de Maria Modesto Cravo, INEDE, 2014.



A   HISTÓRIA  DA  NOSSA  ESCOLA
          Em 1967 nascia um novo bairro em Belo Horizonte: o Cidade Nova.
          Nossa cidade era muito diferente naquela época. O bairro Cidade Nova também. Ele tinha poucas casas e estabelecimentos comerciais e eram muitos os lotes vagos.
          Para atender às crianças do Cidade Nova, no dia 13 de março de 1971 foi inaugurada a Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo. Porém, a escola só começou a funcionar no dia 1º de agosto daquele ano.
          O nome da Escola presta uma homenagem a uma pessoa que era muito querida na cidade. Muitas pessoas se lembram com carinho da Senhora Maria Modesto Cravo, que nasceu em Uberaba, porque ela ajudava muitas pessoas necessitadas.
          Quando a Escola começou a funcionar, em dois turnos, tinha 263 alunos.
          A Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo / EMPMMC, está localizada na Avenida Doutor Júlio Otaviano Ferreira, número 1085.
          Nossa escola foi construída de acordo com o modelo de escolas daquele período, usando tijolinhos à vista. Com o passar do tempo, a escola cresceu e ganhou novos espaços.
          A Escola já teve muitas diretoras, professoras e funcionários. Muitas crianças já estudaram nela, muitos funcionários já prestaram serviços a ela. Agora é a sua vez. Seja muito feliz aqui, estudando e trabalhando com gosto e alegria e aprendendo a ser sempre uma pessoa melhor.
O    ESPAÇO   DA  ESCOLA



          Quando a nossa escola foi construída, em 1971, ela era bem diferente do que é hoje. Tinha apenas um bloco com dois pavimentos.
          No primeiro pavimento ficavam a cantina, a biblioteca, banheiros e algumas salas e depósitos. As oito salas de aula ficavam no segundo pavimento e havia uma grande área aberta e de terra que era usada para a recreação das crianças.
          Desde aquela época já havia planos para aumentar a Escola futuramente. E foi o que aconteceu. Mas a Escola não cresceu de uma só vez. As mudanças vieram devagar. Veja o que aconteceu com o passar do tempo:
      1983 – inauguração da Sala de Artes;
      1985 – inauguração do Bloco 2 e da quadra de esportes;
      1992 – reforma e ampliação do Bloco 2;
      1996 – inauguração da Capela Nossa Senhora de Lourdes;
      2007– inauguração da Sala de Informática, do Parquinho e da Varanda das Professoras;
2008 – reforma dos banheiros dos alunos e construção do banheiro especial.
2018 – construção da sala do AEE, Atendimento Educacional Especializado.
          A nossa Escola ficou bem maior e melhor. Isso aconteceu porque aumentou o número de crianças que queriam estudar aqui. Foi preciso então ampliar a Escola para acolher todas elas. E, claro! Com mais alunos, aumentou também o número de professores e funcionários.


Hino da Escola Municipal
“Professora Maria Modesta Cravo”
Letra: Margarida Coelho
Música: Maria Zuleica Leite Borges
Ilustrações: Vanda Lúcia Maciel

Vocabulário do Hino da Escola


1.     Reluzente = brilhante                                                          2.     Vibremos – fiquemos emocionados
3.     Travo =  gosto amargo                                                         4.     Glória = brilho, sucesso
5.     Pátria = país em que nascemos                                         6. Marcos = sinais
         7.     Saudemos = cumprimentemos                                         8. Anil = azul
         9.     Sob = debaixo                                                                     10. Pauta = linha



                                                                                                           
 
"Nossa escola é amor futuro
Caminhando para a frente,
É o certo porto seguro,
É bela estrela reluzente.


Ó Maria Modesta Cravo
Cantemos com o coração
Deixemos da dor o travo
E vibremos de emoção       

Felizes com Deus seremos
Caminhando para a glória
E pela Pátria seremos          
Grandes marcos de vitória

     E nós os alunos saudemos
     Sob o belo céu de anil,
 Na pauta do amor cantemos
A grandeza do nosso Brasil. "

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom! Adorei ler sobre a Escola Maria Modesta Cravo. O blog esta incrível, acompanharei sempre! Super interessante a história de Maria Modesto Cravo!

Julia Moreira

soraiapenaforte disse...

A história de Maria Modesto e desta escola, que há tantos anos presta um excelente serviço a comunidade, é um exemplo a ser seguido...

Olga Regina Lio Rocha disse...

Conhecer e fazer parte um dia da Escola Municipal Professora Maria Modesta Cravo é experimentar vários momentos de alegria, satisfação e mérito. Podemos perceber a beleza e o valor dessa escola ao ter o prazer de ler esse texto da dedicada Professora Silvia que com certeza marcará a história dessa escola.
Agradeço muito a Deus e a toda a Comunidade Escolar que me fez alcançar o sonho de ser Diretora dessa Escola, apesar do grande desafio a enfrentar. O período de gestão 2018, 2019 e 2020, em uma Escola de tanto reconhecimento e destaque em nossa cidade de Belo Horizonte, me fez ser uma pessoa muito melhor e mais forte.
Muito obrigada por tudo.
Olga Regina Lio Rocha

Lopes al'Cançado Rocha, o Cristiano disse...

Linda história a da Modesta Cravo.

Unknown disse...

Tenho grandes recordações e saudades da época que estudei nesse Grupo Maria Modesta Cravo. Foi nos anos 70. Minha família é umas das primeiras que mudou para Cidade Nova (1969) e ainda grande parte da família mora na Cidade Nova. Assistir todas as mudanças dessa escola.
Umas das boas recordações era que ao chegar na escola e antes de entrarmos para a sala de aula, todos os alunos e professores se reuniam no pátio para cantar o hino nacional.
Que saudades!
E apesar de tudo isso não conhecia a história dessa maravilhosa senhora Maria Modesta Cravo!
Valeu pessoal, gostei muito!
Abraços a todos!
Att. William Rocha de Morais

FRANCISCO ROXO disse...

Frequento uma Casa Espirita Vinhas de Luz CEVILD Na Avenida FRANCISCO Rodrigues 145 Vila Constança JAÇANÃ. Tem uma foto Dela e me fez pesquisar quem foi Maria Modesto Cravo. Achei interessante a Historia de Vida Dela. Que a Paz Do Grande Arquiteto do Universo esteja com todos. .'.

Cristiane disse...

Fui aluna da escola nos anos 1992, 1993 e 1994 e até me lembro da escola e hino. Excelente lugar

ana lima disse...

Sou portuguesa e na busca do meu propósito de vida, em meio aos vários livros a que tenho vindo a ter acesso, surge o nome de Maria Modesto Cravo. Pesquisando quem foi Maria, encontro uma história de vida deveras inspiradora . Não só pelo exemplo,mas pelos ensinamentos que nos deixou. obrigada Maria Modesto Cravo! Bem hajam. Ana

Anônimo disse...

Boa Noite nou mome e Marilda de São Paulo mais jafui aí amei conhecer Lea pela foto sinti uma amor muito grande como vi-o Lea em 02 2 2013

Anônimo disse...

Frequentei uma casa no jaçanã e lá aprendi uma linda canção que começa assim, " ÉS TÃO SUBLIME FIRUGA" em 2017 e desde então pouco tempo que frenquentei foi o suficiente pra mim levar os ensinamentos até hoje na minha jornada.