"A BONEQUINHA PRETA

VIVA ÀS DIFERENÇAS"



A turma "Amigos do Bem" do 2º ano do 1º ciclo, turno da tarde, está iniciando um projeto muito interessante... O Projeto "A Bonequinha Preta - Viva às diferenças" pretende discutir temas importantes para crianças e adultos.
Este projeto, já vivenciado em 2008 pela saudosa "Turma dos Sabidinhos", pretende discutir e refletir com as crianças sobre as práticas de RESPEITO e AMOR AO PRÓXIMO . Mais do que apenas discutir, o desejo do nossos corações é o de permitir que as crianças vivenciem e pratiquem o amor ao próximo e o respeito às diferenças, seja dentro da sala de aula, na escola e/ou nos espaços para além dos muros da escola.

















Parece simples, mas se lermos atentamente às manchetes dos jornais e asssistirmos aos noticiários na TV, talvez façamos a triste constatação de que muitas pessoas estão esquecidas de vivenciarem (e praticarem!) valores como este.

É importante acreditar que, como se aprende a andar de bicicleta e a dar cambalhotas, também podemos aprender a RESPEITAR e a AMAR as pessoas ao nosso redor e a nós mesmos.


O homem é um ser incompleto. Para viver, depende da ajuda de outras pessoas e precisa se prover de várias coisas. Precisa de carinho, amizade, alimentos, moradia, cultura e lazer... Ninguém vive sozinho e para viver bem é preciso antes de tudo compreender que todos somos iguais e diferentes ao mesmo tempo.



É importante RESPEITAR o que cada um tem de melhor e procurar compreender que nossas potencialidades e dificuldades estão aí para serem aprimoradas. Somos perfeitos e imperfeitos, a dualidade está em cada um. A busca pela perfeição acontece a cada novo dia. Hoje podemos ser melhores do que fomos ontem.

Esta é a maravilha da evolução humana! Deus, em sua infinita sabedoria, colocou a noite entre um dia e outro para nos ajudar... A noite é o sábio intervalo que temos para fazermos nossas reflexões e aprimorar o nosso aprendizado. Podemos ser melhores do que fomos a cada novo dia. Só depende de nós... Não devemos desperdiçar essa chance divina.
Este projeto é um convite à reflexão-ação... Ele é uma gotinha no oceano de possibilidades.
Acreditamos que essa gotinha pode vir a tornar o oceano um pouco maior... e mais belo!

Poste o seu comentário, enriqueça o nosso projeto!














Abraços carinhosos,
Turma Amigos do Bem
e professora Sílvia Souza.


RECADINHO:
Atenção, Senhores Pais !!!
Nossa reunião para a entrega de resultados da 2ª etapa vem aí... Fiquem atentos!
Será um prazer recebê-los.



Dia 22 de setembro - INÍCIO DA PRIMAVERA!


Que ela venha repleta de amor, renovando nossas esperança, nossas energias e nossa vontade de crescer como seres humanos.

By Sílvia.

5 comentários:

Anônimo disse...

Estamos aguardando comentários, incentivos e sugestões ddas famílias, dos alunos e dos visitantes em geral! vamos lá, pessoal!

Equipe Modesta Cravo disse...

Estamos aguardando contribuições!!

Anônimo disse...

Modesta, minha escola querida...voce sempre fara parte da minha vida!!!
É tão trste pensar que vou te deixar...mas vou levar muitas lembranças, dos meus amigos e das minha professoras queridas...Tânia: Sempre tão divertida e engraçada....Tereza:Com voce a matematica fica tao simples...Junia:com voce as aula de historia sao mais legais...Celia:com voce eu tive as melhores aulas de ciencias...Gislene: sempre tem uma piadinha!!!...todas professoras muito queridas, que vou ser grata o resto da vida.
Obrigada por terem me ensinado tantas coisas.
Beijos e Abraços para toda a equipe do modesta,

Ana Clara M

Equipe Modesta disse...

Ana Clara
Agradecemos pelo carinho... Ficamos felizes em sber que nós faremos parte de sua história de vida!
Adoramos a "homenagem" e sinta-se bem vinda em nossa escola sempre que desejar nos rever. você também sempre será lembrada com um carinho especial. Um beijão, Equipe Modesta Cravo.

Anônimo disse...

Parabéns, Sílvia!
Além de ótima professora você tem desenvolvidos projetos incríveis!
Continue sempre assim. Beatriz Alvarenga Damasceno