Ainda na escola, nos preparando para a excursão. As abelhinhas estavam todas concentradas!
NA OPORTUNIDADE, A EQUIPE MODESTA CRAVO, AGRADECE A PRESENÇA E A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS PAIS E RESPONSÁVEIS QUE OUVIRAM NOSSO CHAMADO PARA ESTARMOS JUNTOS NESTA MANHÃ DE SÁBADO CONVERSANDO SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR E PLANEJANDO AÇÕES PARA O 3º TRIMESTRE QUE TEVE INÍCIO EM 1º DE SETEMBRO.
Mal sabemos que ali está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos.
Dependendo do que a força da natureza reserva para ele, poderá ter de desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos.
Certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas. E haverá muita gente no porto, feliz à sua espera.
Assim são os FILHOS. Estes têm nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes.
Por mais segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto dos seus pais, eles nasceram para singrar os mares da vida, correr os próprios riscos e viver as próprias aventuras.
Certos de que levarão os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola – mas a principal provisão, além da material, estará no interior de cada um: A CAPACIDADE DE SER FELIZ.
Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém. O lugar mais seguro em que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali.
Os pais também pensam ser o porto seguro dos filhos, mas não podem se esquecer do dever de prepará-los para navegar mar adentro e encontrar o próprio lugar, onde se sintam seguros, certos de que deverão ser, em outro tempo, esse porto para outros seres.
Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que, na bagagem, eles devem levar VALORES herdados, como HUMILDADE, HUMANIDADE, HONESTIDADE, DISCIPLINA, GRATIDÃO E GENEROSIDADE.
Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar CIDADÃOS DO MUNDO. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles. Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles. A FELICIDADE CONSISTE EM TER UM IDEAL E NA CERTEZA DE ESTAR DANDO PASSOS FIRMES NO CAMINHO DA BUSCA.
Os pais não devem seguir os passos dos filhos. E nem devem estes descansar no que os pais conquistaram. Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e, como os navios, partir para as próprias conquistas e aventuras. Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que “QUEM AMA EDUCA”. “COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS” (Içami Tiba)
DIA 11 DE AGOSTO É O DIA DO ESTUDANTE
Pensando assim, precisamos ficar atentos ao produzir um texto, pois ele precisa ser claro, com ideias coerentes e criativas.
As dicas abaixo pretendem ajudá-lo/ajudá-la:
1) É importante que seu texto esteja bem distribuído na folha, que sua letra seja clara e legível e que haja muito capricho. Precisamos nos lembrar de que escrevemos para alguém ler.
2) Não se esqueça de dar um TÍTULO ao seu texto. Ele pode vir no meio da linha, em destaque. Se você preferir, pode deixá-lo por último, depois de já ter organizado bem o tema central do seu texto.
3) O texto deve ter parágrafos. Use sempre o mesmo espaço dado (distância da margem) ao primeiro parágrafo.
4) Quando houver diálogo entre os personagens, os travessões (-) são colocados depois do espaço do parágrafo.
5) Ao escrever, desenhe a letra com cuidado.
6) Pingue a letra “i” e o “j”, coloque o til e os acentos no lugar certo. Fique atento às novas normas ortográficas! Ah, e não confunda a letra “e ” com “ l”.
7) Se precisar separar alguma palavra em sílabas, verifique se está separando-a de maneira correta.
8) Use os sinais de pontuação no final das frases.
9) Procure produzir um texto com ideias claras e para isto, não escreva demais e nem de menos. Escreva o necessário. Para conferir, leia o que você escreveu.
10) Consulte o dicionário para saber o significado de alguma palavra ou a sua escrita correta. Não fique com dúvidas!
11) Reescreva o seu texto sempre que necessário. Com a reescrita podemos melhoras as ideias e conferir a ortografia.
12) Evite rasuras, borrões e manchas na produção. Utilize uma boa borracha. Afinal, tudo o que é bem feito e também muito bem aceito.
Sucesso!
By Sílvia Souza/Equipe EMPMMC
" O que é o Projeto Universidade das Crianças?
A ciência pode estar no rádio, na televisão e no nosso dia-a-dia, de uma forma interessante e agradável.
Essa idéia deu início ao Universidade das Crianças, um projeto de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte, capital do Estado.
Em resumo: as crianças perguntam, pesquisadores da UFMG respondem, as respostas são discutidas e re-discutidas com as crianças em oficinas e, a partir deste “vai e vem” são produzidos curtas de animação e programas radiofônicos que são veiculados pela Rádio UFMG Educativa 104.5 FM.
Coordenação: Débora d’Ávila Reis (Insituto de Ciências Biológicas da UFMG)
fonte: www.ufmg.br/universidadedascriancas
Site visitado em 26/08/2010 às 20:21
MAIS NOVIDADES...
A Turma da Abelhinha agora está aguardando a visita da Celina, mamãe do Arthur Wendell (sala 1), que está organizando um grande encontro entre algumas etnias indígenas e nossas abelhinhas. Este momento pretende ser um marco importante! É uma bela oportunidade para conhecermos um pouco da cultura indígena, seus costumes, sua religião, sua arte e sua relação respeitosa com o meio ambiente. Pretende ser um momento de identificarmos as semelhanças e as diferenças entre nossas culturas e mais, é uma oportunidade de vivenciar a diversidade, aproximá-la de nossas crianças e exercitar o respeito às diferenças. Estaremos aguardando-os com ansiedade!