ENFIM... ALGUMAS IMAGENS DE NOSSA AVENTURA NO ZOOLÓGICO
Dia 20 de agosto todas as turmas do 2º ano (7 anos) visitaram a Fundação Zoobotânica de BH, o zoológico.
Foi uma tarde bastante agradável e um "passeio" bem proveitoso!
Tivemos a oportunidade de enriquecer os conteúdos que estudamos em sala e observar um pouquinho os hábitos de alguns animais.
Foi uma deliciosa oportunidade de aprendermos e passearmos juntos!
Tivemos ainda a grata companhia da professora Helena que foi dando valiosas orientações e explicações durante toda a excursão.
A professora Sílvia e toda a Turma da Abelhinha agradecem.
Queridas abelhinhas, foi um prazer passear com vocês!
Beijocas, Silvinha.

Ainda na escola, nos preparando para a excursão. As abelhinhas estavam todas concentradas!



















A professora Helena com a Turma da Abelhinha e a professora Aparecida com a Turma do Ursinho. Teve criança que ganhou até colinho! Que gostoso...




















































































































Atenção Senhores pais e/ou Responsáveis
Dia 11 de setembro (sábado) você tem um encontro marcado com a escola!
REUNIÃO DE PAIS

1º turno: 7:30 às 9:30
2º turno: 10:00 às 11:30
PAUTA DA REUNIÃO
- Informes gerais
- Aproveitamento escolar da turma
- Entrega de resultados do 2º trimestre
- Conteúdos do 3º trimestre
- Informes PSE (Programa Saúde na Escola)
Aguardamos vocês!
"Pensamos em demasia, e sentimos bem pouco. Mais do que áquinas, precisamos da humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeto e doçura. Sem estas virtudes, a vida será violência e tudo será perdido." Charles Chaplin

NA OPORTUNIDADE, A EQUIPE MODESTA CRAVO, AGRADECE A PRESENÇA E A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS PAIS E RESPONSÁVEIS QUE OUVIRAM NOSSO CHAMADO PARA ESTARMOS JUNTOS NESTA MANHÃ DE SÁBADO CONVERSANDO SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR E PLANEJANDO AÇÕES PARA O 3º TRIMESTRE QUE TEVE INÍCIO EM 1º DE SETEMBRO.
AS REUNIÕES FORAM PROVEITOSAS E AS SUGESTÕES SERÃO APRECIADAS COM CARINHO! OBRIGADA.
PARA LER E REFLETIR...
FILHOS SÃO COMO NAVIOS
Ao olharmos um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora.
Mal sabemos que ali está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos.
Dependendo do que a força da natureza reserva para ele, poderá ter de desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos.
Certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas. E haverá muita gente no porto, feliz à sua espera.
Assim são os FILHOS. Estes têm nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes.
Por mais segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto dos seus pais, eles nasceram para singrar os mares da vida, correr os próprios riscos e viver as próprias aventuras.
Certos de que levarão os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola – mas a principal provisão, além da material, estará no interior de cada um: A CAPACIDADE DE SER FELIZ.
Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém. O lugar mais seguro em que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali.
Os pais também pensam ser o porto seguro dos filhos, mas não podem se esquecer do dever de prepará-los para navegar mar adentro e encontrar o próprio lugar, onde se sintam seguros, certos de que deverão ser, em outro tempo, esse porto para outros seres.
Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que, na bagagem, eles devem levar VALORES herdados, como HUMILDADE, HUMANIDADE, HONESTIDADE, DISCIPLINA, GRATIDÃO E GENEROSIDADE.
Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar CIDADÃOS DO MUNDO. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles. Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles. A FELICIDADE CONSISTE EM TER UM IDEAL E NA CERTEZA DE ESTAR DANDO PASSOS FIRMES NO CAMINHO DA BUSCA.
Os pais não devem seguir os passos dos filhos. E nem devem estes descansar no que os pais conquistaram. Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e, como os navios, partir para as próprias conquistas e aventuras. Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que “QUEM AMA EDUCA”. “COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS” (Içami Tiba)

DIA 11 DE AGOSTO É O DIA DO ESTUDANTE
Ilustração: Vanda lúcia Maciel


Parabéns aos alunos, alunas e a toda a
Equipe do Modesta Cravo.
DICA IMPORTANTE!
TRABALHANDO A PRODUÇÃO DE UM TEXTO
A língua escrita está sempre presente em nossa vida.
Pensando assim, precisamos ficar atentos ao produzir um texto, pois ele precisa ser claro, com ideias coerentes e criativas.
As dicas abaixo pretendem ajudá-lo/ajudá-la:
1) É importante que seu texto esteja bem distribuído na folha, que sua letra seja clara e legível e que haja muito capricho. Precisamos nos lembrar de que escrevemos para alguém ler.
2) Não se esqueça de dar um TÍTULO ao seu texto. Ele pode vir no meio da linha, em destaque. Se você preferir, pode deixá-lo por último, depois de já ter organizado bem o tema central do seu texto.
3) O texto deve ter parágrafos. Use sempre o mesmo espaço dado (distância da margem) ao primeiro parágrafo.
4) Quando houver diálogo entre os personagens, os travessões (-) são colocados depois do espaço do parágrafo.
5) Ao escrever, desenhe a letra com cuidado.
6) Pingue a letra “i” e o “j”, coloque o til e os acentos no lugar certo. Fique atento às novas normas ortográficas! Ah, e não confunda a letra “e ” com “ l”.
7) Se precisar separar alguma palavra em sílabas, verifique se está separando-a de maneira correta.
8) Use os sinais de pontuação no final das frases.
9) Procure produzir um texto com ideias claras e para isto, não escreva demais e nem de menos. Escreva o necessário. Para conferir, leia o que você escreveu.
10) Consulte o dicionário para saber o significado de alguma palavra ou a sua escrita correta. Não fique com dúvidas!
11) Reescreva o seu texto sempre que necessário. Com a reescrita podemos melhoras as ideias e conferir a ortografia.
12) Evite rasuras, borrões e manchas na produção. Utilize uma boa borracha. Afinal, tudo o que é bem feito e também muito bem aceito.
Sucesso!
Parabéns a todos da Equipe Modesta Cravo pelo sucesso alcançado no IDEB de 2010. A nota de 7,1 superou a meta do Modesta e ainda colocou nossa escola no topo das 20 escolas de melhor índice em Belo Horizonte! Que boa notícia, hein?
Este excelente resultado reflete o compromisso e a dedicação da Equipe Modesta Cravo,: Diretoras, Coordenadoras, Professoras, Funcionários, Funcionárias, Alunos, Alunas e a sincera parceria entre a família e a escola.
Que esta fórmula de sucesso continue se repetindo!
MAIS NOVIDADES... Dia 17 de agosto recebemos uma ilustre visita!
Tivemos o prazer de receber a bióloga Juliana, mãe de Ana Luisa Oliveira F. Paula, aluna da sala 1 do turno da tarde (2º ano) que nos presenteou com uma bela palestra sobre biodiversidade!
Juliana falou de tudo um pouco: animais silvestres e também os da fauna brasileira, vegetais, plantas perigosas, desenvolvimento sustentável. Exibiu belas imagens de animais e plantas... Pena que a maioria deles correm grande risco de exitinção!
E a bióloga deu o seu recado: "É importante que as crianças, os adultos de amanhã, fiquem conscientes sobre o papel de cada uma. Para as sociedades alcançarem o desenvolvimento de modo ecologicamente satisfatório, é necessário levar em consideração alguns aspectos. Entre eles a participação da população envolvida na preservação dos recursos naturais, de seu uso racional pela geração presente, a preservação do desperdício e o uso adequado dos recursos naturais para benefício de todos e do meio ambiente. O movimento é de reivindicação do direito coletivo à natureza!
E olha que o movimento de conscientização já começou! Leia que bela produção de texto a Ana Luiza compartilhou com os colegas em sala:
PLANTAS E ANIMAIS
"As plantas e os animais são muito importantes para o nosso planeta. As árvores nos fornecem ar; tem também algumas plantas perigosas, mas elas são perigosas para se protegerem de alguns animais.
Os animais domésticos se acostumaram a ficar em casa como os cachorrinhos e muitos outros, mas tem outros tipos de animais. O que importa mesmo é que nossa missão é proteger todos os animais e as plantas. Assim vamos fazer um lugar melhor para se viver. Também podemos pedir aos nossos amigos e família para ajudar. Assim faremos um lugar melhor, um mundo melhor!!!"
Ana Luiza Oliveira Fonseca de Paula, 7 anos,
aluna do 2º ano, 1º ciclo, tarde, sala 1.


Acho que a mensagem foi clara: "Filha de peixinha consciente, peixinha é..."
A Equipe Modesta Cravo agradece pela grande contribuição dada e por tão grande disponibilidade da bióloga e educadora Juliana que passou toda a tarde "palestrando" para as cinco turmas do 2º ano.
Ah e não é só isso, não! Aguarde as fotos que tiramos e os endereços de sites interessantes que disponibilizaremos e vocês poderão consultá-los, enviar perguntas, ver e ouvir vídeos sobre dúvidas engraçadas das crianças. Por exemplo: "O mosquito solta pum?"
Ficou curioso ??? Aguarde...
Juliana, meu abraço vai em dobro! Foi um prazer recebê-la!
Sílvia Souza e Equipe Modesta Cravo
Para você que quer postar um comentário, vai aí uma sugestão:
- Clicar em "comentários", bem ao final da mensagem postada.
- Abrirá um formulário para comentário, automaticamente.
- Você digita o seu comentário dentro da janelinha "Faça um comentário". Ao final do seu comentário, se quiser ter sua identificação publicada, escreva seu nome.
- Para facilitar a visualização e publicação do seu comentário, escolha a opção "anônimo". Finalmente clique na opção "publicar comentário".
Estamos aguardando a sua participação! A sua opinião é importante. Além de estimular a publicação de novas notícias, estará nos ajudando a aprimorar o blog cada vez mais.
Obrigada pela participação!

Se não houve a beleza das flores, valeu a intenção da semente."

By Sílvia Souza/Equipe EMPMMC

" O que é o Projeto Universidade das Crianças?
A ciência pode estar no rádio, na televisão e no nosso dia-a-dia, de uma forma interessante e agradável.
Essa idéia deu início ao Universidade das Crianças, um projeto de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte, capital do Estado.
Em resumo: as crianças perguntam, pesquisadores da UFMG respondem, as respostas são discutidas e re-discutidas com as crianças em oficinas e, a partir deste “vai e vem” são produzidos
curtas de animação e programas radiofônicos que são veiculados pela Rádio UFMG Educativa 104.5 FM.
Coordenação: Débora d’Ávila Reis (Insituto de Ciências Biológicas da UFMG)
fonte: www.ufmg.br/universidadedascriancas
Site visitado em 26/08/2010 às 20:21









MAIS NOVIDADES...

A Turma da Abelhinha agora está aguardando a visita da Celina, mamãe do Arthur Wendell (sala 1), que está organizando um grande encontro entre algumas etnias indígenas e nossas abelhinhas. Este momento pretende ser um marco importante! É uma bela oportunidade para conhecermos um pouco da cultura indígena, seus costumes, sua religião, sua arte e sua relação respeitosa com o meio ambiente. Pretende ser um momento de identificarmos as semelhanças e as diferenças entre nossas culturas e mais, é uma oportunidade de vivenciar a diversidade, aproximá-la de nossas crianças e exercitar o respeito às diferenças. Estaremos aguardando-os com ansiedade!