Honra ao Mérito

No dia 26 de setembro a Escola receberá o Diploma de Honra ao Mérito. Essa homenagem, sem evidenciar os motivos de seu acontecimento, vem presentar os profissionais que trabalham e trabalham aqui.
Para muitos, prêmios deveriam vir representados monetariamente.Mas de preferências à parte, o reconhecimento de um trabalho, da construção de uma identidade pautada na excelência, da vontade de ser melhor a cada dia, não tem preço. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar e no papel do professor, com as mudanças provocadas na educação devido ao processo de democratização da sociedade, a Modesta Cravo vem mantendo um alto padrão de qualidade.Percebemos que as atuais práticas educacionais não estão funcionando de verdade. Aeducação formal, nos dias de hoje, ainda prepara os alunos, principalmente, para o mundo do passado.Ninguém sabe ao certo como elaborar uma educação que gere indivíduos disciplinados, sintetizadores, criativos, respeitosos e éticos.Como diz Houvard Gardner, reconhecemos a importância da ciência como protótipo de todo conhecimento, em vez de uma maneira poderosa de saber que necessita ser complementada por posturas artísticas e humanísticas e, talvez, espirituais.Aeducação que tradicionalmente absorvia a norma, tornou-se a elaboração da norma.Não se forma mais aluno normatizado, e sim cidadão capaz de criar uma nova sociedade, capaz de compreender e ter o próprio julgamento.
Antes a criança costumava receber informações na escola e na família, no entanto não eram muito numerosas. Hoje, a criança é submetida a uma bombardeio de informações. O professor tem uma papael fundamental em auxiliar os alunos a fazer uma escolha, separando o que é importante do que é descartável. Trata-se de transmitir-lhe a necessidade de criticar as informações que chegam. A criança não deve apenas receber tudo o que tem acesso, mas deve ser capaz de fazer uma avaliação das informações recebidas. O professor deve saber o que vai dizer e o que vai ensinar, deve mobilizar e incentivar o aluno a aprender, deve transmitir a vida, a cultura e o saberes vivos da humanidade. Ademocratização é o desafio fundamental da instituição escolar, não só a democratização do acesso, mas também do sucesso na escola. Buscamos o conhecimento para expandir nosso horizontes, para transcender a realidade imediata.Partir dela é fundamental, mas ser capaz de imaginar novas realidades, de criar mundos ainda inexistentes é a motivação maior do que se aprende e do que se ensina.
Como espécie, nós, seres humanos, somos potenciais positivos impressionantes.

Andréa Lúcia
Vice-diretora

Museu Histórico Abílio Barreto

Os alunos do 3º ano do 1º ciclo fizeram um passeio muito legal ao Museu Histórico Abílio Barreto, conheceram um pouco mais sobre a história de Belo Horizonte, além de se divertirem muito com as curiosidades contadas pela monitora que nos acompanhou durante a visita.

  • Saiba mais sobre a História do Museu.

Museu Histórico Abílio Barreto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Inaugurado em 18 de fevereiro 1943 com o nome Museu Histórico de Belo Horizonte, quando era prefeito Juscelino Kubitschek de Oliveira, o Museu Histórico Abílio Barreto, recebeu este nome em homenagem ao historiador Abílio Barreto.

O espaço físico do museu divide-se entre duas edificações e uma pra interligando-as. A primeira é o antigo casarão que foi a sede da Fazenda do Leitão ainda no antigo Curral Del Rey, tende sido construída pelo curralense José Candido Lúcio da Silveira por volta de 1883.

Interligando os dois prédios que compreendem o museu, está um jardim no qual com árvores centenárias e um bonde que antigamente circulou por Belo Horizonte.

A parte mais recente, está compreendida em um edifício contemporâneo projetado (1994/98), pelo arquiteto Álvaro Hardy, ou simplesmente Veveco, juntamente com Mariza Coelho. Nessa edificação ficam expostas fotos das modificações sofridas na paisagem urbana de Belo Horizonte, dos monumentos erguidos a pessoas que se destacaram na capital mineira, retratos contemporâneos da cidade inclusivo em fotos da região periférica.

Acervo

Esse conjunto de itens constitui um texto múltiplo e revelador dos vários sentidos e trajetórias da cidade e de seus cidadãos. São documentos textuais, iconográficos, bidimensionais e tridimensionais referentes às origens, formação e desenvolvimento de Belo Horizonte.

- Objetos

Além do próprio Casarão oitocentista, compõe-se de numerosa pinacoteca, esculturas, objetos decorativos, fragmentos construtivos originários de prédios públicos e privados demolidos, mobiliário, vestuário, utensílios domésticos e de uso pessoal, objetos de iluminação e de transporte, equipamentos e instrumentos de trabalho. Enfim, um rico conjunto que permite investigar e interpretar a história da cidade. Formado por aproximadamente 1.100 objetos.

- Fotográfico

Negativos em acetato e vidro, cópias em papel e material digital suportam imagens fotográficas, datáveis de 1894 até anos recentes. Este acervo registra o desenvolvimento urbano e testemunha eventos, costumes e tradições de Belo Horizonte. Engloba em torno de 20.000 itens.

- Textual e Iconográfico

Informações sobre suporte-papel: textos manuscritos e impressos, mapas, plantas e projetos arquitetônicos. Destacam-se a Coleção Comissão Construtora da Nova Capital, o Arquivo Privado de Abílio Barreto e o Arquivo Administrativo da instituição. Reúne cerca de 16.500 documentos.

- Bibliográfico

Composto de livros, periódicos, catálogos, fitas de vídeo, dissertações e recortes de jornais, tendo a história de Belo Horizonte como principal temática e outros temas ligados à história de Minas Gerais e do Brasil, além de obras relacionadas às áreas de conhecimento em Museologia, Arquivologia e Fotografia. Reúne aproximadamente 4.000 exemplares.

- Acervo Operacional

Além de recolher e preservar os chamados acervos tradicionais, o MHAB também se dedica à preservação dos chamados acervos operacionais. Em termos amplos, acervo operacional pode ser definido como o tratamento museológico de paisagens, estruturas, monumentos e equipamentos, que, embora plenamente contextualizados – ou seja, ainda totalmente funcionais – são tornados, por decisão institucional, objetos musealizados e incorporados ao acervo. Ao contrário dos acervos tradicionais, essa ação se faz pela via do levantamento e sistematização de informações.

Sem duvida o maior peça exposta no museu, é o casarão, único remanescente do antigo Arraial do Curral Del Rey. A área do museu é equipada com cafeteria, banheiros, uma loja com objetos que remetem à história de Belo Horizonte. E também possui uma grande área livre aberta a visitação.

O Museu Histórico Abílio Barreto, é tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o IPHAN, registrado no livro Histórico. Inscrição: 282 Data: 29 de março de 1951.

Piadinhas

1. Aula de matemática:
- Joãozinho, quanto é um menos um?
- Sei não, 'fessora!
- Vou dar um exemplo: faz de conta que em cima dessa mesa tem um pêssego. Se eu comer o pêssego, o que é que fica?
- O caroço , fessora!

2. O que é um pontinho rosa no armário?
Resp: Um "cuPINK".

3. A Secretária
A secretária liga para a papelaria:
- Vocês têm envelope redondo?
- Envelope redondo?
- Sim! É para enviar uma circular!

Se você conhecer alguma piada, escreva-a aqui.

A bula da felicidade

Identificação do Produto

* Forma de apresentação:
Pastilha de essência colorida. Embalagem com a quantidade desejada.


* Composição:
Cada pastilha contém:
Contentamento........................................................... inigualável
Excipientes: Amor, Autoconhecimento, Bem-estar, Bom humor, Coragem, Despreocupação, Esperança, Fé, Garra, Harmonia, Imaginação, Jovialidade, Lenidade, Melodia, Nostalgia, Obstinação, Paciência, Querença, Raio-de-sol, Sensibilidade, Ternura, além de outros tantos não mencionados, a despeito de serem cruciais, da mesma forma.


Informações ao Paciente
Felicidade possui em sua formulação o Contentamento.
Felicidade age no organismo promovendo o conforto do coração e o aquecimento da alma.


* Mantenha Felicidade na temperatura ambiente, protegida do estresse diário e do desânimo fatal.

* Prazo de Validade: infinito, a partir da data de constatação, desde que devidamente preservada dos males inibidores do Contentamento.

* Se ocorrer gravidez durante o tratamento com Felicidade, a dosagem será dobrada imediatamente e seu médico deverá ser informado, logicamente.

* Não interrompa o tratamento de forma alguma, por pior que seja a situação.

* Fique atento ao surgimento de reações desfavoráveis, as quais possam ameaçar a ação do medicamento, tais como: medo da dor, indigestão causada por mentiras e falsidades, vertigem pela fraqueza do corpo, abatimento diante de obstáculos, cansaço e pensamentos de desistência, irritação com outros pacientes em potencial, sofrimentos desnecessários, compulsão de qualquer espécie, queda de cabelo pelas preocupações financeiras, vômito e diarréia emocionais.

* Este medicamento deve ser mantido o mais perto possível de crianças, adultos e idosos.


* Recomenda-se que Felicidade seja administrada com alimentação saudável e exercícios físicos diários.


* Não existe contra-indicação. Quanto maiores forem as mazelas, maior a eficácia do medicamento.


* Não existe precaução. No entanto, ainda há seres que se autoproíbem de tal sensação.

Informações Técnicas

* Características: o Contentamento é um agente de natureza entorpecente, apesar de não ser tóxico, derivado da união de bons sentimentos, atitudes indiscutíveis, e grandes sonhos, com a sensatez, o (re) conhecimento e a constância. Assim, o mecanismo de ação do Contentamento está amplamente esclarecido e ele é multifatorial. É admitida como principais ações: promove maior fluxo de energia, total alívio para dores corporais e emocionais, estimula o crescimento interior, aumenta a vontade de reagir ante os infortúnios, renova a disposição mental. Portanto, é um complemento eficaz da determinação pela vida, a qual concentra elevado nível de pesares. O Contentamento é absorvido rapidamente pelo coração. A concentração plasmática máxima ocorre instantaneamente em pacientes que estejam debilitados em demasia, ou com retardo de alguns momentos na falta de ousadia. O volume de distribuição estimado na fase de equilíbrio é de 100% do corpo, na impossibilidade de se mensurar a ocorrência na alma. Somente é excretado por vontade do paciente. Portanto, não existe meia-vida de eliminação. O Contentamento sofre metabolismo variado, de acordo com o organismo em contato.

* Indicações: Felicidade é indicada para o tratamento de enfermidades físicas e psicológicas.


* Posologia: a posologia recomendada, igualmente, para crianças, adultos e idosos é uma quantidade infindável de pastilhas de essência colorida.


* Superdosagem: existem raros relatos a respeito de superdosagem, pois Felicidade causa dependência excepcional e pode perturbar a ordem global.


Distribuição gratuita pela Vida



Retirado do blog Enfim, Tudo Novo
http://enfimtudodenovo.blogspot.com/2004/11/bula-da-felicidade.html