Nosso Laboratório de Informática


O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA anda muito requisitado. Para o estudo das diversas disciplinas, as Professoras utilizam-no com os seus alunos. Em Matemática, os sites preferidos são os que contêm jogos. Em Português, as crianças produzem textos, acessam sites educativos para fazerem cruzadinhas, caça-palavras, ler poesias e outros tipos de textos. Nas aulas de Ciências, Geografia e História (Estudos Integrados), os alunos acessam sites sobre os conteúdos estudados, lendo textos, vendo mapas, brincando com jogos e outros. Nas aulas de Arte, sites sobre História da Arte e sobre as produções culturais de diversos artistas são consultados. Além desses, o Tux Paint, programa do sistema Linux/Libertas (PBH), é usado para que as crianças soltem sua imaginação e produzam desenhos diversos.
Sem dúvida, esse é um dos espaços da nossa Escola mais queridos pelos alunos.


FESTA DA CULTURA POPULAR

Neste dia 30 de agosto, a Escola Modesta Cravo comemorará o DIA DA CULTURA POPULAR. As tradições, os costumes, as danças, as músicas, as brincadeiras, as lendas e outros elementos da cultura brasileira estarão presentes nas atividades do evento. As crianças do I Ciclo farão diversas apresentações para toda a comunidade escolar, além de exporem alguns de seus trabalhos sobre o tema. Não perca! Venha animar a manhã de sábado com a sua presença.

Notícia Importante!


Notebook para professores por R$ 1000 com financiamento do Governo Federal

O Presidente da República assinou nesta sexta-feira (4) um decreto que cria o projeto Computador Portátil para Professores. A medida permite que professores das escolas públicas e privadas comprem nas agências dos Correios e nos bancos credenciados um notebook por até R$ 1.000,00 à vista. Os educadores também podem financiar o valor em até dois anos.

O governo acredita que aproximadamente 3,4 milhões de educadores possam se beneficiar do programa, que conta com apoio de empresas de tecnologia. O projeto não atenderá professores fora da educação continuada, como cursos pré-vestibulares, escolas de música e de idiomas e academias de ginástica.

As agências dos Correios serão a responsáveis pela captação dos pedidos e entrega dos computadores no endereço indicado pelo professor. Cada professor pode comprar apenas um computador e o controle pelo CPF será feito pelos Correios também. Para efetuar a compra, o professor deverá ir a uma agência dos Correios ou aos bancos credenciados com documentos pessoais e os que provam sua condição profissional.

O início das vendas dos computadores ocorrerá a partir de setembro, começando pelas capitais. O intervalo entre a assinatura do decreto e o início das vendas será necessário para que a indústria, os bancos e os Correios se estruturem para atender com eficiência a demanda a ser gerada.

O computador deve ter no mínimo 512MB de memória, um disco rígido de 40Gb, tela plana de LCD, acesso à redes sem fio de Internet e software livre com mais de 27 aplicativos, além de programas específicos para a área educacional, entre outras características técnicas.”

Reportagem tirada do site: br-linux.org/2008/governo-federal-lanca-programa-para-vender-notebook-a-professores-por-r-1-mil/

Para mais informações acesse o endereço eletrônico:

Dia 22 de agosto, Dia do Folclore


"Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se
então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo."

Vamos ler a Historinha da Turma da Mônica sobre o folclore. Acesse o link abaixo e aproveite!!!




Arte em Literatura...

No dia 11/08/2008 (segunda-feira), recebemos a visita do escritor Bartolomeu Campos Queirós.
Foi uma experiência única e produtiva!

"O que há de invulgar no texto de BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS é uma leveza, uma transparência que não se traduz em superficialidade. Antes, constitui abertura para regiões profundas da comunicação poética. Por isso, sua expressão consegue ser, ao mesmo tempo, simples e densa. Ler o seu texto é envolver-se de imediato com a magia das palavras, é seduzir-se com a beleza e a musicalidade da prosa."
Fábio Lucas
www.caleidoscopio.art.br/bartolomeuqueiros/ (acesse e conheça mais sobre o escritor)